EWS Madeira: Etapa ‘Boca do Risco’ nomeada para prémio do melhor trilho do Mundo

A etapa intitulada ‘Boca do Risco’, que fez parte do Enduro World Series Madeira no passado mês de Maio, está nomeada para o prémio ‘EWS Trail of the Year’, uma iniciativa dos organizadores Mundiais que não pouparam elogios a um dos percursos mais espectaculares da época 2017. Em competição com o trilho madeirense, encontram-se percursos que também fizeram parte das outras etapas do Enduro World Series, como o caso da Nova Zelândia, Austrália, Irlanda, França Estados Unidos da América, Canadá e Itália.

O percurso com quase três quilómetros de extensão fez parte do segundo dia de competição como etapa oito e foi ganha pelo atleta Americano, Richie Rude. Situado no Município de Machico, com início perto do Pico do Furado e final junto à levada do Caniçal, é um trilho de cortar a respiração, com uma variedade de terreno única, diferentes zonas de inclinação, sendo que o maior destaque é a passagem junto a um penhasco com mais de 200 metros de altura. Este trilho foi re-habilitado pela empresa de animação turística Freeride Madeira e pelo Clube Caniço Riders com o apoio da Câmara Municipal de Machico, com a participação de oito membros liderados por Alexandre Gouveia, ao longo de 360 horas. Além do desafio apresentado aos atletas, o percurso fazia a ligação entre as etapas disputadas no topo da ilha, nomeadamente na zona das Quatro Estradas, e a cidade de Machico, refletindo-se num impacto turístico e económico positivo. “Acho que é um orgulho ver este trilho afirmar-se como uma das melhores etapas da época 2017, onde foi preciso muitas horas de trabalho e muita dedicação para torná-lo ciclável e seguro”, referiu Alexandre Gouveia, um dos trail builders certificados da empresa Freeride Madeira.

A votação para o melhor trilho da temporada 2017 será feita por parte dos atletas Enduro World Series após término da etapa em Itália no próximo fim-de-semana. Podes encontrar mais informações sobre esta notícia na edição do Diário de Notícias da Madeira do dia 27 de Setembro.